segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Roteiros do RN: Baía Formosa

mural de percepções mapa baia formosa Situado no litoral sul do Rio Grande do Norte, distante 94 km de Natal, esse paraíso encanta moradores e turistas com suas belezas naturais. O nome Baía Formosa vem da única baía do litoral do RN, que ao ser encontrada pelos colonizadores portugueses a frase "Ó, que baía formosa!" teria sido exclamada.

Em Baia Formosa encontra-se a maior reserva de mata atlântica ainda preservada do estado: a Mata da Estrela, com uma área de mais de 2000 hectares. A Lagoa da Coca-Cola é um atrativo à parte, com suas águas escuras que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores. Na realidade a cor é fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro.

A cidade localiza-se às margens de uma baía onde aparecem golfinhos diariamente. O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indescritível. Não perca o fim de tarde no porto, assistindo aos barcos chegando e relaxando ao sabor das ondas do mar. As belezas naturais são o principal atrativo, e é possível encontrar cerca de 26 km de praias semi-desertas envolvidas por 2.365 hectares de mata atlântica e exuberante manguezal.

O município tem apenas duas áreas ocupadas: a cidade de Baía Formosa, que é sua sede municipal, e a localidade de Sagi, onde há bancos de areia monazítica, muito caranguejo, peixe e uma reserva do Peixe-Boi. Além, é claro, de tudo o que pode ser encontrado nos longos manguezais totalmente preservados.

mural de percepções baia formosa 1

Clique aqui para acesso a mais fotos do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário