quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Notebook no colo pode causar infertilidade masculina

mural de percepções notebook De acordo com estudo coordenado pelo urologista Yelim Sheynkin, da Universidade Estadual de Nova York, usar o notebook no colo pode diminuir a quantidade de espermatozóides e, consequentemente, comprometer a fertilidade masculina.

"Milhões e milhões de homens usam laptops hoje em dia, especialmente na faixa de idade mais propensa a reprodução", disse Sheynkin. "Depois de apenas 10 ou 15 minutos, a temperatura de seus escrotos já está acima do que consideramos seguro, mas eles nem percebem", acrescentou.

A pesquisa, publicada no periódico Fertility and Sterility, foi realizada com 29 voluntários jovens, que se submeteram a testes de temperatura após permanecerem alguns minutos com o notebook no colo.

Segundo a equipe de médicos, a temperatura dos órgãos reprodutivos masculinos superaquecem rapidamente. Essa alteração compromete a fertilidade, já que os espermatozóides não sobrevivem ao calor.

O urologista Sandro Faria, presidente da Comissão de Educação continuada da Sociedade Brasileira de Urologia, afirma que as conclusões, ainda que não definitivas, são óbvias do ponto de vista clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário