terça-feira, 9 de novembro de 2010

Sugestão de Leitura: Meu Ismael

O gorila lambeu os beiços, estava nervoso, deduzi.

- Creio que podemos dizer com segurança que não estou preparado para lidar com as necessidades de uma pessoa da sua idade. Creio que isso pode ser dito, realmente. Sim.
- Quer dizer que desiste. É isto que está querendo dizer? Para eu ir embora porque você desistiu? Você não acha que uma menina de doze anos possa sentir um desejo sincero de salvar o mundo?
- Não duvide disso, disse ele dando a impressão de que as palavras saíam com grande dificuldade.
- Então, por que não quer conversar comigo? O anúncio no jornal dizia que você precisava de um aluno. Não era isso?
- Dizia isso realmente.
- Bom. Já arranjou um. Eu.

Esse diálogo apresenta Julie Gerchak, uma das mais cativantes personagens jovens da literatura norte-americana e uma das discípulas mais promissoras e instigantes do gorila Ismael.

A autor do livro “Meu Ismael – O fenômeno continua”, Daniel Quinn, mostra-nos que a história oficial, vista por olhos humanos, é um desfilar contraditório de grandes conquistas ao tempo em que se faz presente a angústia pelo possível fim da especie,  como consequência  pelos rumos que o meio ambiente vem tomando.

Todos, até de forma instintiva, procuramos meios de interferir para que a humanidade continue seu desenvolvimento. Temos todo um “desejo sincero de salvar o mundo”.

A narradora desta belíssima fábula teve a oportunidade de encontrar um professor disposto a acolher como discípula para ensinar como satisfazer esse desejo e juntos puderam ver a condição humana como nenhum historiador jamais conseguiu.

Um cartaz pendurado na sala do professor, com a pergunta: “Com o fim da humanidade, haverá esperança para o gorila?”, estimulou nossa narradora a se matricular no curso. Ismael nos dá uma versão ampla, provocativa e inquietante da história da humanidade. Como chegamos a um tal estado de angústia existencial? A ameaça de extinção da especie humana é real. A degradação ambiental e moral é testemunhada no nosso cotidiano. Haverá saída? O que pode cada um de nós fazer?

Nos encontros com Ismael, Julie aprende novos conceitos sobre educação, religião, cultura, história, dentre outros temas pertinentes a quem deseja salvar o mundo de nós mesmos. E por ter apenas doze anos de idade, tem uma capacidade enorme de ainda se deslumbrar com a simplicidade das coisas, não tendo ainda escutado por tantas vezes a mesma história a ponto de achá-la verdadeira, sem qualquer questionamento.

“Meu Ismael” é um livro chocante, cativante, cheio de esperança e coragem. Leitura indispensável para quem tem, realmente, o desejo sincero de salvar o mundo.


Versão digital da obra disponível em:
Meu Ismael - Daniel Quinn

Nenhum comentário:

Postar um comentário