sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Carinho de Verdade

A Campanha Carinho de Verdade é uma nova estratégia de mobilização da sociedade brasileira para promover o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, que ajude no processo de conscientização de pessoas, instituições, empresas e organizações para o problema da violência sexual.

O que é violência sexual?

É uma violação dos direitos sexuais, que se traduz pelo abuso e/ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes - seja pela força ou outra forma de coerção -, ao envolver meninas e meninos em atividades sexuais impróprias à sua idade cronológica ou a seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

Abuso sexual

É a utilização do corpo de uma criança ou adolescente, por um adulto ou adolescente, para a prática de qualquer ato de natureza sexual.

Exploração sexual

Caracteriza-se pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro ou troca, seja financeiro ou de qualquer especie. A exploração sexual ocorre de quatro formas: em redes de prostituição, redes de tráfico, pornografia e turismo sexual.

Como denunciar

A denúncia, que pode ser anônima, é um importante instrumento de intervenção da sociedade no sentido de coibir a prática do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Você não deve intervir diretamente quando identificar uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes. O procedimento correto é fazer uma denúncia pelo Disque 100, disponível gratuitamente em todo o País, ou buscar o Conselho Tutelar.

Indicadores da criança violentada

Mudança brusca de comportamento e humor; sono perturbado; masturbação visível e continuada; timidez em excesso; tristeza ou choro sem razão aparente; medo de ficar sozinho com alguém em algum lugar; interesse por brincadeiras sexuais; aversão ao contato físico; hemorragia vaginal ou retal; infecção urinária; dificuldade para caminhar.

Indicadores dos pais abusadores

Excesso de proteção ou zelo pela criança; relação conjugal instável; estímulo à criança para práticas sexuais; comportamento sedutor; ausência do lar; dependência de drogas/álcool; antecedência de violência na infância; demora em prestar socorro e postura contraditória na prestação das informações.

Não fique indiferente. Esse é um problema que atinge toda a sociedade. A solução depende da participação e do comprometimento de cada um de nós. Vamos juntos ajudar a construir um Brasil livre do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes.

Acesse carinhodeverdade.org.br, abrace a causa e seja mais um agente dessa mobilização nacional!

2 comentários:

  1. O mundo será melhor quando dermos as nossas crianças "Carinho de verdade". Parabéns Rckinho pela consciência social. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Juntos, certamente conseguiremos! Obrigado Bertinha, bjo.

    ResponderExcluir