quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Você conhece um terrário?


O terrário é um ambiente de terra e plantas que, diferentemente do vaso, é todo ou quase todo fechado. Permite fazer composições mais complexas entre plantas, água e animais, embora possa ter somente plantas, como em um vaso comum.
                    
Surgiram no final do século XIX, quando o inglês, médico e colecionar de plantas raras, Nathanael Word, aperfeiçoou um recipiente de vidro onde pudesse transpor as plantas que descobria nas regiões de clima tropical. No início, tais recipientes ficaram conhecidos como a “Caixa de Word” e logo ganharam destaque na decoração de residências. Hoje estas caixas são conhecidas como: Terrários ou Jardins de vidro

Em todo o nordeste, a Doutoranda do curso de Fitotecnia da UFERSA Norma Danielle Silva Barreto é uma das pioneiras e foi a primeira no Rio Grande do Norte a seguir e adaptar a técnica desenvolvida pelo médico inglês.

“Nós procuramos aprimorar essa técnica, fazendo alguns experimentos, desenvolvendo novos substratos, para que pudéssemos realmente cultivas essas plantinhas no vidro” afirma Norma Barreto, que já teve seu trabalho em matéria de telejornais, além de ministrar cursos e oficinas sobre a técnica e irá publicar um livro sobre o asunto.

É mais uma possibilidade original e inteligente de presentear neste natal. Visite a comunidade de Norma no Orkut, tire dúvidas e tente fazer seu próprio terrário.

Todos os direitos de imagens reservados à autora.
Norma Danielle S. Barreto
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia






Nenhum comentário:

Postar um comentário