segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

As Crônicas de Nárnia

as cronicas de narnia

Em 2003, a produtora Walden Media assinou uma importante parceria com a Walt Disney Pictures para a adaptação de As Crônicas de Nárnia para os cinemas. “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa” foi lançado em 2005 e “Príncipe Caspian” em 2008, somando mais de 1 bilhão de dólares em bilheteria. O terceiro filme, “A Viagem do Peregrino da Alvorada”, teve mudanças na distribuição, ficando por conta de 20th Century Fox e atualmente está em cartaz no mundo todo.  Com todas as nuances de uma produção hollywoodiana, a história é uma das referências em efeitos especiais e segue a tendência desses tempos, de filmes ligados ao mundo da fantasia. Moda essa despontada com o sucesso da trilogia “O Senhor dos Anéis” e do atual sucesso do bruxinho “Harry Potter”.

O que será que encanta tantos leitores e expectadores de uma espécie de fábula infantil sobre reis e rainhas de uma terra mágica e seus esforços para combaterem o mal?

as cronicas de narnia mural de percepçõesLucy, Susan, Edmund e Peter são quatro irmãos que vivem na Inglaterra em plena 2ª Guerra Mundial. Enquanto brincava de esconde-esconde, Lucy descobre o mundo de Nárnia através de um guarda-roupa. Lá, os irmãos encontram uma terra encantadora e tranquila – habitada por animais falantes, anões, faunos, centauros e gigantes – porém condenada pela feiticeira Jadis a viver num inverno sem fim. Guiadas pelo leão Aslam, os irmãos (que em Nárnia são chamadas de filhos de Eva) lutam para anular o poder da feiticeira numa espetacular batalha que libertará os narnianos do feitiço gelado. Ao fim da batalha, cumpre-se uma antiga profecia de Nárnia, tornando-se os quatro filhos de Eva reis e rainhas do mundo mágico.

Vários anos depois os reis de Nárnia encontram a antiga passagem que os trouxeram até ali e de repente são levados de volta a Inglaterra no exato momento em que haviam entrado pela primeira vez no guarda-roupa. Um ano depois, porém, os reis e rainhas se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1300 anos narnianos se passaram. Durante sua ausência, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, Nárnia foi conquistada pelos Telmarines e agora está sob o domínio do maligno rei Miraz, que governa impiedoso a terra.

narnia principe caspian

As quatro crianças logo encontram um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o trono a seu filho recém-nascido. Com a ajuda de um gentil duende, de um corajoso rato falante, de um texugo e do Duende Negro, os narnianos, liderados pelos poderosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslam, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra.

Ao fim, o grande rei Peter e sua irmã Susan descobrem que não mais poderão retornar às terras de Nárnia. No entanto, Lucy e Edmund, acompanhados do primo Eustáquio, voltam a Nárnia engolidos por um quadro e lá reencontram Caspian, agora rei, que os convoca para a importante missão de encontrar os sete lordes banidos por Miraz. A bordo do imponente navio, o Peregrino da Alvorada, a coragem e as convicções dos reis serão postas à prova numa jornada de transformação com destino ao País de Aslan, nos recantos mais longínquos daquele mundo.

a viagem do peregrino da alvorada narnia

Nesta concorrência acirrada do mundo cinematográfico, às vezes ficamos no meio do jogo, como ‘expectadores’ - no sentido concreto da palavra. Realmente, o que sempre move esse meio são interesses de mercado e não ideológicos. Usar um bruxo ou um leão “cristão” não faz diferença para os interesses dos investidores. Mas, mesmo assim, vale esclarecer alguns aspectos que estão por trás deste universo.

C. S. Lewis era de família anglicana. Com as decepções que teve na juventude, abandonou o Cristianismo e só retornou anos depois, quando escreveu “As Crônicas de Nárnia” contando com vários vínculos da teologia cristã.

aslam A figura central da história, que aparece no momento certo para resolver e concluir as situações, é o leão Aslam. Ele possui todas as características de um ser divino e lembra muito Jesus Cristo - tanto que no filme “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupas” ele se entrega à morte pelo erro de Edmund e até ressuscita.

No filme “Príncipe Caspian”, a história nos leva a refletir sobre a questão da apostasia - quando a sociedade abandona a fé em Deus. Nárnia está diferente do primeiro filme. O tempo segue a metáfora bíblica onde para os irmãos Pevensie passou-se um ano e em Nárnia passaram-se 1.300. As terras estão sombrias e dominadas por um rei usurpador. Desde que foi tomada pelo povo telmarino, os verdadeiros habitantes (animais falantes e seres mitológicos) estão escondidos na floresta, tratados como uma mentira do passado - vinculando aqui à forma como grupos ateus consideram ser a tradição de fé cristã uma mera história do passado.

eustáquio Para reflexão: apesar da dor, do sofrimento, da vergonha e  do constrangimento por nossos erros, quando Deus está conosco e nos ajuda mostrando qual caminho seguir, nos ensinando a ser pessoas melhores, no final, veremos que sempre vale a pena. Tais palavras poderiam ser facilmente atribuídas a qualquer líder religioso cristão. No entanto fazem parte da “desdragonização” de Eustáquio, quando o menino arrogante deixa pra trás seu antigo “eu”, mostrando o modo pelo qual uma pessoa muda e se torna melhor com a ajuda de Aslam.

Os filmes que compõem as Crônicas de Nárnia trazem às crianças a deslumbrante magia dos contos de fadas, onde o bem sempre vence o mal. Trazem aos adultos a possibilidade de refletirem sobre valores éticos cristãos, numa tentativa de resgatar a pureza do imaginário infantil que ainda guardam dentro de si. É importante que saibamos que o apelo comercial é uma premissa verdadeira e está presente em toda a obra cinematográfica. Por isso o senso crítico e o poder analítico, diante da tela, devem ser grandes amigos.

O filme As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino da Alvorada encontra-se em cartaz no Mossoró West Shopping e certamente é uma boa opção para o público de todas as idades.

4 comentários:

  1. eu fui sem dar nada pelo filme, mas gostei muito e agora tenho que ver os outros, hehehehe....

    ResponderExcluir
  2. Já me falaram muito bem sobre este livro. Queria assistir pelo menos o filme (:

    ResponderExcluir
  3. esse filme e divino não tem do que reclamar

    ResponderExcluir
  4. ja assisti os tres filmes e tenho: As Cronicas de Narnia e o Principe Caspian e tb As Cronicas de Narnia e o Peregrino da Alvorada... Muito boom! Eu ameeeeeeeeei d+

    ResponderExcluir