quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Retrospectiva 2010

O ano de 2010 chega ao fim e o nosso Mural de Percepções relembra 10 dos momentos que mais chamaram atenção.

Dilma Rousseff, a primeira mulher presidente
dilma Foi preciso pouco mais de uma hora de apuração após o fechamento das urnas em todo o país para que a matemática confirmasse a eleição da primeira mulher à presidência do Brasil. E, às 21h30 do dia 31 de outubro, os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmavam a vitória da candidata petista Dilma Rousseff, em relação ao candidato José Serra.

Rio de Janeiro passa por guerra urbana
rioO dia 28 de novembro já entrou para a história do combate ao crime no Rio de Janeiro. As forças de segurança - formadas pelas polícias Militar, Civil, Federal e Forças Armadas - tomaram o Complexo do Alemão praticamente sem resistência dos traficantes. O local era dominado pela facção criminosa Comando Vermelho. Durante a ocupação, policiais encontraram mais de 40 toneladas de drogas, centenas de veículos roubados e armas de grosso calibre.

Milagre no Chile: resgate após dois meses soterrados
chile mina
No dia 5 de agosto, um desabamento na mina San José, em Copiapó, no norte do Chile, deixou 33 homens presos em um refúgio a quase 700 metros de profundidade. Nos primeiros dias após o acidente, a esperança de encontrá-los vivos foi minguando a cada tentativa de comunicação que fracassava. Até que no dia 22 um bilhete chegou à superfície dizendo que todos estavam bem. A partir daquele momento o país se mobilizou para o resgate. Foram pouco mais de dois meses de trabalho. Nas primeiras horas do dia 13 de outubro, o primeiro mineiro foi salvo pela cápsula Fênix II, subindo por um duto escavado durante 33 dias. Na sequência foram retirados da mina os outros 32. Nessa altura, o resgate já havia se tornado um acontecimento mundial, acompanhado ao vivo por todo o planeta.

Copa do Mundo na África
copa do mundo da africa
A Copa do Mundo da África do Sul foi palco de momentos históricos e de belas imagens. Do lado esportivo, fica na lembrança o título inédito da Espanha e a eliminação do Brasil nas quartas de final; fora de campo, a organização do torneio e a festa dos sul-africanos, mesmo com a eliminação na primeira fase.

Lady Gaga
Mesmo sem lançar música nova, oficialmente, o ano de 2010 para Lady Gaga foi de sucesso. A estrela da música pop foi a celebridade que mais causou polêmicas, notícias e comentários no mundo da música. No início do ano, Gaga chegou ao topo das paradas britânicas com a música “Bad Romance”. lady gaga vestida de carneAinda em 2010, Lady Gaga aumentou o número de seguidores nas redes sociais. Ela conseguiu superar o presidente Barack Obama e Britney Spears. Gaga ainda foi incluída na lista de 25 pessoas mais influentes do mundo da revista "Time" e também apareceu entre as cinco personalidades mais bem remuneradas na lista da revista "Forbes".

Twitter
twitter-logo Que o Twitter cresceu e se tornou a nova “moda” na internet, isso todo mundo já sabe. Celebridades, governantes, empresários e usuários comuns, todos estão criando sua conta no Twitter e começando a se aventurar pelos 140 caracteres do serviço de microblogging. E, com tanta popularidade e o número crescente de usuários, fica difícil acompanhar tudo que aconteceu. Ao longo de 2010 muita coisa rolou pelo site, personalidades relevantes se cadastraram, mensagens diversas geraram polêmica e tudo que acontecia de relevante pelo mundo virava um Trending Topic dando voz aos usuários para comentar a vontade. O Twitter, indiscutivelmente, esteve em destaque durante o ano.

Desastres Naturais
terremoto
Em 2010, a natureza mostrou sua força destruidora em todo o mundo. Terremotos, erupções, cinzas e fumaça vulcânicas, enchentes, seca e deslizamentos modificaram o cenário natural no planeta. Em meio às festas do início do ano, o Brasil foi surpreendido pelos desmoronamentos em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que deixaram dezenas de mortos. A terra também tremeu no Chile. No Haiti, estampou-se uma das maiores tragédias que as Américas já viram. Ao todo, mais de 300 mil pessoas morreram. Na Ásia, enchentes históricas na China, Índia e Paquistão deixaram milhões de pessoas sem água, comida e moradia. Na Islândia e na Indonésia, foi a vez de os vulcões acordarem, espalharem suas cinzas e promoverem o caos aéreo e a remoção de milhares de habitantes de suas casas. No Brasil, um cenário paradoxal chamou a atenção de todo o País: enquanto o Rio de Janeiro sofria com os maiores níveis de chuva dos últimos 40 anos, a Amazônia passava pela pior seca das últimas décadas. Em dezembro foi a vez da neve provocar caos nos EUA e Europa, deixando vários aeroportos inoperantes.

Mistérios Policiais
foto69
O ano de 2010 será lembrado como o palco de crimes que não só chocaram o País por sua violência como intrigam por ainda não terem um ponto final. Os casos Glauco, Bruno e Mércia já chegaram à Justiça, mas não há um veredito e alguns daqueles que são apontados como seus executores alegam inocência.

Crise no Império Silvio Santos
BRAZIL-SILVIO SANTOS-KIDNAPPING O Banco PanAmericano anunciou em novembro que o Grupo Silvio Santos, seu controlador, iria aportar R$ 2,5 bilhões na instituição para restabelecer o equilíbrio patrimonial e a liquidez, após "inconsistências contábeis" apontadas pelo Banco Central. Um processo administrativo de investigação vai apurar a origem e os responsáveis pelo problema de falta de fundos. A holding do Grupo Silvio Santos colocou como garantia pelo empréstimo para salvar o PanAmericano empresas como o SBT e a rede de lojas do Baú da Felicidade, entre outras. Segundo o BC, o PanAmericano vendia ativos, mas não dava baixa em seus balanços.

Caso Isabella Nardoni
isabela-nardoni Em 2010 o país parou para acompanhar o julgamento de Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá, pai e madrasta da criança Isabella Nardonni. Os cinco dias do julgamento da morte de Isabella foram marcados por momentos de emoção, tensão e até comédia. Uma jurada chorou durante o depoimento da mãe de Isabella, o juiz Mauricio Fossen se irritou com a defesa do casal, o advogado dos Nardoni, Roberto Podval, foi agredido na rua do Fórum de Santana e um jornalista convocado como testemunha danificou a maquete do prédio em que ocorreu o crime. O casal foi condenado por homicídio triplamente qualificado e fraude processual. Para ele, a pena foi 31 anos, 1 mês e 10 dias de prisão; para ela, 26 anos e 8 meses.

Um comentário: