quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Diversidade Musical

Todos sabemos que o Brasil possuí grande diversidade musical, algo mais que natural pra um país com significativas variações étnicas e culturais. O mês de novembro expressou bem a variedade e também a divergência do gosto musical dos brasileiros.

Segundo o ranking do site Hot100Brasil, Sale el Sol, o novo álbum da colombiana Shakira, apareceu na primeira posição entre os CDs mais vendidos nesse mês, seguido por Zeca Pagodinho e Vanessa da Mata. Confiram os destaques dos referidos álbuns.

1º Lugar – Novembro/2010

mural de percepções sale el sol Depois de ter músicas como temas principais de  duas Copas do Mundo consecutivas, a cantora colombiana Shakira acaba de lançar seu mais recente álbum, Sale el Sol (The Sun Comes Out). O álbum anterior, She Wolf, não foi muito bem aceito pela crítica, mas Sale el Sol já desponta nos primeiros lugares de vários países. Calle 13, El Cata, o rapper inglês Dizzee Rascal, Pitbull e o argentino Gustavo Cerati são alguns dos artistas que participam das faixas do novo CD. O disco mostra uma sonoridade simples, evidenciando a excentricidade de Shakira nas letras de suas canções. A cantora apresenta um disco tipicamente latino, cantado em espanhol, embora com algumas versões em inglês, juntando o pop latino, o merengue e guitarras no estilo pop/rock. Pelo que já se pode ver, Loca, primeiro single do álbum, parece ter dado certo por aqui. O tema de apresentação é uma das faixas mais agitadas do CD e aparece na 25ª posição nas listas dos temas mais executados nas rádios de todo o Brasil. Waka Waka, hit que comandou a Copa do Mundo deste ano está presente em nova versão e cantada em inglês e espanhol.

Sale el Sol disponível em 4shared.com 

2º Lugar – Novembro/2010

Zeca Pagodinho - Vida da Minha Vida Aos 7 meses, o pequeno Noah já mostra a que veio ao mundo. "Senhora de Aparecida Mãe de Deus, o criador/ Sou bom filho, sou bom pai/ Quero ser um bom avô", canta Zeca Pagodinho, em tom de prece, em Orgulho de avô. Um dos destaques do repertório de Vida da Minha Vida, o 21º álbum de carreira que o cantor e compositor está lançando pela Universal Music, a parceria de Zeca com o compadre Arlindo Cruz nada mais é que o reflexo do amadurecimento do artista. Aos 51 anos, ele exibe voz a cada dia mais aveludada. "Daí o Vida da Minha Vida: é o samba, é o morro, é a minha família, é o meu neto. É a minha vida, que, além do nome da música, dá título a meu momento", resume Zeca, chamando a atenção para seus seis meses sem cigarro. Em disco que tem tudo para conquistar público, crítica e merecidos prêmios, acompanhado de um timaço - o destaque vai para Alcione (Quem passa vai parar), Nelson Sargento (Encanto da natureza) e as velhas guardas do Império Serrano (Candeeiro da vovó) e Portela (Dolores e suas desilusões) -, ele volta a gravar sob a batuta do maestro e produtor Rildo Hora, que assina os arranjos ao lado de Mauro Diniz, Jota Moraes e Paulão 7 Cordas, entre outras feras do samba.

Vida de Minha Vida disponível em BaixandoFácil.com

3º Lugar – Novembro/2010

mural de percepções vanessa da mata Com disposição pop para encarar rádios, novelas, boates e festivais, Vanessa da Mata lança seu quarto álbum para se firmar na MPB de ponta. Desde que Vanessa da Mata tomou o banho de chuva mais famoso de 2006 – repetido na tempestade que marcou sua apresentação no festival Natura Nós, em outubro –, o clube da nova MPB ganhou uma associada que não parece estar disposta a entregar a carteirinha tão cedo. O bom desempenho comercial, admite a artista, trouxe mais liberdade para a concepção de seu quarto álbum, Bicicletas, Bolos E Outras Alegrias, com o qual tenta se firmar no primeiro time das novas cantoras. “Este disco tem muito da possibilidade de ousar. Tem músicas que não são do padrão careta. Elas não são comerciais, mas são radiofônicas. As melodias são muitas vezes assimétricas, saem do comum. Chega a ser engraçado, porque desde o começo cantei o que não seria do universo popular.” A tarefa de pinçar faixas a serem trabalhadas ficou com a gravadora. Para representar Bicicletas..., a Sony Music chegou a ficar em dúvida entre três: “O Tal Casal”, “As Palavras” e a faixa-título. A primeira foi a eleita. Uma das preferidas de Vanessa, porém, é “Te Amo” – das mais românticas do disco.

Bicicletas... disponível em BaixandoFácil.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário