segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pesquisa: aspirina e cafeína contra ressaca

                                                     Foto: google

Ao contrário do que indicam as aparências, não foi pensando em alcoolatras nem em universitários beberrões que Michael L. Oshinsky e sua equipe, da Universidade Thomas Jefferson da Filadélfia, conduziram um estudo sobre ressaca. A boa notícia é que a equipe de Oshinsky chancelou a fórmula para combater as dores de cabeça ocasionadas pela ressaca que muitos já empregavam: café e aspirina.

Até hoje, acreditava-se que a causa das dores de cabeça era um subproduto do metabolismo do álcool no organismo, o acetaldeído. Quando os pesquisadores deram inibidores da ação dessa substância à camudongos, as dores continuaram. Eles avaliaram, então, uma outra teoria, a de que as enxaquecas fossem o resultado não do acetaldeído, mas de um  produto de sua quebra, o acetato. E, combatendo os efeitos desse composto, conseguiram bons resultados.

 “Acetato é, basicamente, vinagre. Nós temos acetato em nosso corpo e o consumimos em alimentos. Por isso, no passado, as pessoas pensavam que essa substância não poderia ser a razão das dores. Mas o que acontece no caso do álcool é que ele produz tanto acetato que o corpo fica sobrecarregado e não consegue mais processá-lo”, explica Oshinsky.

Se os resultados desse experimento forem confirmados por testes posteriores, a receita para diminuir os efeitos dessa sobrecarga é tomar uma aspirina logo após a bebida alcoolica e consumir cafeína de quatro a oito horas depois. “E sob nenhuma hipótese tomar Tylenol ou similares. O princípio ativo desses medicamentos é tóxico ao fígado quando misturado ao álcool”, adverte Oshinsky.

De toda forma, ainda vale a sugestão de moderar na bebida, já que a regra do café com aspirina não cura enjôo nem vômito – e muito menos cirrose.

Clique AQUI e veja a materia completa

Fonte: Rev. Veja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário