sábado, 26 de fevereiro de 2011

Filmes consagrados pelo Oscar

Neste domingo, o canal americano ABC e Academia de Hollywood apresentam a cerimônia de entrega do Oscar, que será transmitida ao vivo para mais de 200 países.

A Academia atribui o êxito da edição anterior à proliferação de artistas da nova safra no palco do Kodak Theatre, e este domingo não será uma exceção. Se no ano passado desfilaram estrelas juvenis da Disney (Miley Cyrus, Zac Efron) e da saga "Crespúsculo" (Taylor Lautner, Kristen Stewart), agora a entidade dá um passo adiante e aposta, pela primeira vez na história, em um casal unissex e de grandes atributos físicos como mestres de cerimônias: James Franco e Anne Hathaway.

Don Mischer e Bruce Cohen, produtores do evento, já revelaram que a cerimônia prestará homenagem à história do Oscar com pequenos tributos a filmes clássicos e momentos inesquecíveis de cerimônias passadas.

O Blog relembra alguns dos filmes ganhadores das edições passadas:

2010 – Guerra ao Terror (The Hurt Locker)

Guerra ao Terror

Para um grupo de soldados americanos, alguns dias os separam do retorno para casa. Um período relativamente curto, se não fosse por tantas ocorrências que transformassem esse fim de jornada em um verdadeiro inferno. As forças armadas precisam de especialistas não só nos campos de combate mas também no dia a dia, na proteção do grupo contra insurgentes que promovem atentados, matando milhares de cidadãos. Conheça a dura realidade destes soldados e descubra que, ao contrário do que todos eles pensam, a luta jamais terminará.

2009 – Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire)

Quem quer ser um milionario

Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

2007 – Os Infiltrados (The Departed)

infiltrados

O jovem policial Billy Costigan é infiltrado na quadrilha do chefão Frank Costello, da máfia irlandesa, e tem cada vez mais a confiança dos criminosos. Ao mesmo tempo, Collin Sulivan, um violento integrante da gangue, é igualmente infiltrado na polícia e ganha o respeito de colegas e superiores. Os dois homens vivem na corda bamba com suas vidas duplas, até que ambas as organizações descobrem que há um traidor em suas fileiras e cada um deles passa a tentar descobrir a identidade secreta do espião para garantir a própria sobrevivência.

2005 – Menina de Ouro (Million Dollar Baby)

menina-de-ouro-01

Frankie Dunn é um treinador de boxe que já conquistou vários títulos. É quando aparece em sua academia Maggie Fitzgerald. O problema é que Frankie nunca aceitou ser o treinador de mulher alguma. O relacionamento de ambos vai crescendo, enquanto Maggie trabalha duro para se sustentar e ajudar sua família. Após muito esforço ela consegue com que Frankie seja seu treinador. Os dois juntos conseguem muitas vitórias, Maggie se torna uma ótima lutadora, até que um acontecimento muda definitivamente o destino dessas duas pessoas.

2004 – O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (The Lord of the Rings: The Return of the King)

o retorno do rei

Parte final da trilogia épica dirigida por Peter Jackson, venceu 11 Oscar e igualou-se a Titanic como maior vencedor de todos os tempos no ano de seu lançamento. As hordas de Sauron atacam o mundo dos homens com todas as suas forças, e parece que apenas um milagre - ou a improvável destruição do Um Anel por Frodo e Sam - trarão a paz à Terra-Média.

2002 – Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind)

uma mente brilhante

O filme retrata a história da dura vida do matemático John Nash, que no meio do século passado revolucionou as teorias econômicas com suas ideias originais que ele tanto procurou. A história começa com sua vida na faculdade e vai até 1994, quando o mesmo ganhou o prêmio Nobel.

 

2000 – Beleza Americana (American Beauty)

beleza-americana03

Lester Burnham é chefe de uma família tradicional americana que, em plena meia-idade, começa a tomar decisões e dar a volta por cima em sua vida. Vivendo uma crise familiar, com sua esposa o traindo e sua filha em rebeldia, Lester demite-se do emprego e aproxima-se da melhor amiga da filha.

1998 – Titanic (Titanic)

titanic1

Jovem aventureiro ganha passagem, em mesa de jogo, para a primeira viagem do transatlântico Titanic. No navio, apaixona-se por Rose Bukater (Kate Winslet), noiva de um homem rico e arrogante, com quem vive um amor proibido. Mas a viagem ganha contornos trágicos quando o navio se choca com um iceberg.

 

1994 - A lista de Schindler (Schindler’s List)

La-Lista-De-Schindler-In02-DVD

A história real ronda em torno do alemão Oskar Schindler, que viu na mão-de-obra judia uma solução barata e viável para lucrar com negócios durante a guerra. Com sua forte influência dentro do partido nazista, foi fácil conseguir as autorizações e abrir uma fábrica. O que poderia parecer uma atitude de um homem não muito bondoso transformou-se em um dos maiores casos de amor à vida da História, quando este alemão abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus, em plena luta contra o extermínio alemão.

1991 – Dança com Lobos (Dances with Wolves)

danca-com-lobos12

Durante a Guerra Civil Americana, o jovem Tenente John Dunbar protagoniza um ato heróico e, por sua opção, vai servir em uma região infestada de índios. Ao invés de participar de algum extermínio, ele consegue uma ousada aproximação com os nativos, descobrindo sua cultura, costumes e seu modo de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário