quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dúvidas sobre perda de peso

O endocrinologista Alfredo Halpern esclareceu algumas dúvidas sobre perda de peso e efeito sanfona, em matéria publicada pelo G1.

Segundo o especialista, o metabolismo geral de um indivíduo é a soma do metabolismo em repouso (70% do total de queima calórica, variável de pessoa para pessoa), do metabolismo da atividade física e do metabolismo responsável pela queima do que se come (proteínas são mais facilmente consumidas que carboidratos e gorduras).

O metabolismo da atividade física pode ser acelerado, e os exercícios também ajudam a aumentar os músculos e a massa magra do corpo. Suplementos alimentares não fazem ganhar massa muscular – o que faz isso é ganhar peso e malhar. Ao engordar, uma pessoa adquire metade do peso em gordura e metade em massa magra. Hormônio do crescimento, testosterona e anabolizantes podem elevar o percentual de músculos, mas prejudicam a saúde e podem até matar.

Perder e ganhar peso continuamente também pode deformar o corpo e causar estrias (rompimento de fibras embaixo da pele), por isso essa oscilação deve ser evitada. Em algumas mulheres, anticoncepcionais podem engordar – e em geral não adianta mudar de marca. As que têm essa tendência também correm maior risco de ganhar peso na gravidez.

Ração humana e shakes ajudam a emagrecer, disse Halpern. Esses produtos contêm nutrientes e uma quantidade de calorias menor que as de uma refeição normal. Mas é preciso ficar atento à procedência deles e fazer a substituição por shakes no máximo três ou quatro vezes por semana.

Por fim, o médico disse que remédios para emagrecer dificilmente causam dependência, como é o caso dos anfetamínicos. Pacientes com histórico de dependência – por álcool ou drogas – não devem tomar esses medicamentos.
Para saber quantas calorias você gasta por dia, em repouso e em exercício, CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário